Blogue dedicado ao Programa Eco-Escolas da EBS/PE da Calheta - polo do Paul do Mar. Faça a sua parte, melhore o Ambiente. O Ambiente agradece!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Óleos pelo cano não...



Se ainda é daqueles que deita o óleo usado pelo cano abaixo, ou se inocentemente coloca-o numa garrafa e deita no lixo então esta mensagem é para si.

Além de poluir a água o óleo alimentar dificulta o bom funcionamento das ETARs.

Ao ser transportado pelo esgoto, o óleo pode chegar ao mar... Por ser mais leve, o óleo forma uma camada sobre a superfície da água impedindo a oxigenação. Isso pode causar até mesmo o fim de algumas espécies de peixes e plantas aquáticas.
Por outro lado, o óleo alimentar usado pode servir para produzir biodiesel. Este combustível é uma alterativa aos combustíveis fosseis (gasolina, gasóleo, com reservas limitadas em constante diminuição) e além disso a sua utilização produz menos gases responsáveis pelo efeito de estufa. Apesar de haverem poucos veículos em circulação que funcionem apenas a biodiesel é possível usá-lo em qualquer automóvel a gasóleo, sem fazer qualquer adaptação ao veículo, desde que a proporção de biodiesel não seja maior que 30% em relação ao gasóleo.
A AMI continua a levar a cabo uma campanha de recolha de óleos alimentares para produção de biodiesel.


Brevemente também teremos disponível na nossa escola, um oleão!

Sem comentários:

Enviar um comentário